"o resto é mar. é tudo o que eu não sei contar..."

05 fevereiro 2010

Urbana legio omnia vincit



há quem diga que não ouve mais Legião Urbana: "Já tá manjado, as letras, as melodias, os arranjos, todo mundo já sabe, não tem mais novidade. A banda acabou mesmo." engraçado... ouvir isso é muito engraçado. é como se a vida não fizesse sentido por que uma pessoa vive a mesmice de uma vida medíocre e repete as mesmas banalidades todos os dias e ao invés de recriar e reinventar suas atitudes, recai no pecado de repetir os mesmos erros. essa pessoa está perdendo a oportunidade de se encontrar diversas vezes, de diversos modos na mesma canção e/ou em várias outras.
a verdade é que há muito tempo eu compreendo a Legião Urbana como uma filosofia de vida. Amo Chico Buarque, Arnaldo Antunes, Céu... mas sempre que estou no fundo do poço é a Legião que me levanta. olha, as músicas mais donws conseguem me tocar de um modo como se fosse eu que tivesse escrito (quem nunca se sentiu assim ao ouvir Legião?).dia desses escrevi sobre a Via Láctea, acentuando a "ineficácia do discurso impessoal"... ou seja, aquela coisa chata de ouvir quando se está péssimo: "Quando tudo está perdido sempre existe uma luz..."
então, a Legião Urbana conseguiu fazer o que nenhuma outra banda contemporânea sua conseguiu (e algumas até hoje tentam): traduzir em letra e música os mais variados sentimentos. os álbuns podem mesmo ser compreendidos como um verdadeiro sobe-desce sentimental: o primeiro, Legião Urbana, traz aquela brincadeira adolescente, o Dois traz a típica revolta adolescente, Que país é esse é o jovem engajado, político, mas que teve início já no primeiro e atravessou o segundo. As Quatro Estações é o jovem apaixonado, O V é sombrio, o verdadeiro retrato da desilusão amorosa, Descobrimento do Brasil é a superação da dor de cotovelo: todas as músicas contam um antes sombrio e um depois ensolarado. A Tempestade e Uma outra estação são o retorno ao sombrio, Renato Russo estava muito doente e não pode privar sua arte de representar tamanha dor.
é por isso que eu digo sem medo nenhum de me chamarem do que quer que seja: Ouço Legião Urbana! Eu grito pra quem quiser ouvir, pra quem me perguntar: "Você ainda escuta Legião??" hahahahaha... eu rio na sua cara!!! Eu não escuto, pq quem escuta não ouve nada! Eu OUÇO Legião, eu respiro Legião. Legião Urbana ultrapassa os limites dos meus tímpanos. E você, pobre coitado, "volta pro esgoto, baby, vê se alguém te quer!"
A Legião urbana tudo vence!

Nenhum comentário: